Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo

Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo
 “Ó  Sagrado Banquete”-Santo Tomás de Aquino, medita na Liturgia de hoje,do Corpo de Deus  o mistério em todos os sentidos, em quatro frases diz o que há de mais precioso sobre este Sacramento. Ouçamo-lo:
“ Ó Sagrado Banquete em que se recebe Cristo,
E perpetua a memória de sua Paixão,
A alma se enche de graça,E nos é dado o penhor da glória futura.”
         Ó Sagrado Banquete, em que se recebe o Cristo. É a primeira verdade que Santo Tomas afirma. Um  Banquete Sagrado é preparado para nós. Voltemos o nosso pensamento para a história sagrada. Vemos os filhos de Israel atravessarem o deserto.Deus mesmo guiou e alimentou o seu povo.O maná do deserto foi uma prova magnífica do zelo de Deus, era ainda contudo uma figura. Jesus mesmo afirma quando prometeu a Eucaristia: Não foi Moises quem vos deu o verdadeiro Pão do Céu; vossos pais comeram o maná do deserto e morreram; quem comer deste pão viverá eternamente.
Por isto diz o verso: Ó Sagrado Banquete em que se recebe o Cristo.Os Padres da Igreja dizem quando o Senhor se dispôs preparar um alimento para a alma; não achando nenhuma criatura digna, deixou seu próprio Corpo  e Sangue em alimento.Portanto é o Cristo mesmo que recebemos neste Banquete. Profundamente comovido ante este Mistério de Amor, Santo Tomas exclama: Ó Coisa Admirável, o servo pobre e humilde se alimenta de seu próprio Senhor!
É a Eucaristia não somente figura, mas ainda penhor da glória futura. Ela nos dá o direito à Vida Eterna.Melhor: Ela é a semente da glória eterna. Por isto disse o Senhor: “Quem come a minha carne e bebe o meu Sangue terá a vida eterna, e Eu o ressuscitarei no ultimo dia.” Quem recebe a Eucaristia, traz em si a semente da imortalidade, e assim não poderá morrer.
( Extraído do Livro de Dom Beda Keckeisen)

Que o Cristo Eucarístico que caminha
Conosco  nos  abençoe  e  nos dê a paz!

Comentários

Postagens mais visitadas