Solenidade de Pentecostes

Solenidade de Pentecostes
“ A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum."          (1Cor 12,5)

Branda e suave é a sua aproximação; benigna e agradável é a sua presença; levíssimo é o seu jugo! A sua chegada é precedida por esplêndidos raios de luz e ciência. Ele vem com o amor entranhado de um irmão mais velho: vem para salvar, curar, ensinar, aconselhar, fortalecer, consolar, iluminar a alma de quem o recebe, e, depois, por meio desse, a alma dos outros.
A uns fortalece na temperança, a outros ensina a misericórdia; a estes inspira a prática do jejum, a outros ainda comunica o dom da sabedoria;ilumina a inteligência.Enfim, manifesta-se de modo diferente em cada um, mas permanece sempre igual a si mesmo.Sendo único, com uma única maneira de ser indivisível, distribui a graça a cada um conforme lhe apraz. E assim como a árvore    ressequida, ao receber água, produz novos rebentos, assim também a alma pecadora, ao receber do Espírito Santo o dom do arrependimento, produz frutos de justiça. O Espírito tem um só e o mesmo modo de ser, mas, por vontade de Deus e pelos méritos de Cristo, produz efeitos diversos.
Quem se encontra nas trevas, ao nascer do sol, recebe nos olhos a sua luz, começando a enxergar claramente coisas que então não via. Assim também, aquele que se tornou digno do Espírito Santo, recebe na alma  a sua luz e, elevado acima da inteligência humana, começa a ver o que antes ignorava.
( Das Catequeses de São Cirilo de Jerusalém)

Comentários

Postagens mais visitadas