Carisma e Espiritualidade

Carisma e Espiritualidade da
Ordem da Imaculada Conceição


De maneira geral, os escritores confundem Carisma com  Espiritualidade: Alguns autores usam as palavras Carisma e espiritualidade indistintamente. Há quem as tem como sinônimas.

        Daí a confusão gerada em muitas Comunidades Religiosas, o que origina várias divergências entre os membros de uma Ordem ou Congregação.

Carisma  e  Espiritualidade  não são a mesma coisa. Tem sentido diverso.
Carisma é a finalidade, a razão de ser de uma Ordem ou Congregação na Igreja e no mundo.

O Carisma de nossa Ordem é a Imitação da Honra e Louvor da Conceição Imaculada de Maria, conforme a inspiração primeira de Nossa Santa Madre Fundadora, Beatriz da Silva, quando  Nossa Senhora lhe apareceu, pedindo a fundação de uma Ordem em Honra de sua Imaculada Conceição.

Espiritualidade é a maneira de uma Ordem ou Congregação viver o Evangelho.
Nossa Santa Madre Beatriz da Silva, desde sua infância foi instruída e dirigida pelos Frades Franciscanos. Imbuiu-se da Espiritualidade Franciscana e a vivenciou.

A Espiritualidade Franciscana consiste em viver o Evangelho o primado do Amor de Deus, em fraternidade, simplicidade, pobreza e alegria.

Nossa Santa Madre Fundadora legou esta Espiritualidade à sua Ordem, a qual entregou aos cuidados dos Franciscanos.

E esse Carisma Imaculista e essa Espiritualidade Franciscana de nossa Ordem devem ser vivenciados, segundo a forma de vida de nossa Madre Beatriz, em contemplação e adoração, em silêncio e solidão e com encerramento religioso.

Irmã Clara Elizabeth ,OIC

Comentários

Postagens mais visitadas