Cf. Carta do Frei José Rodriguez Carballo, OFM por ocasião dos 150 anos da Proclamação dogmática da Imaculada Conceição da Virgem Maria (Agosto de 2004)

Unidos nesta “Admirável  comunhão” carismática, contemplamos
o mistério da Imaculada Conceição

                 Quando falamos de nossa mãe terrena, as palavras nos são sugeridas pelo coração. Para falar da Imaculada Virgem Maria, nossa Mãe do céu, será necessário, reconhecida a pobreza de nossa fé e de nossa caridade, que peçamos palavras de luz e de amor ao Espírito santo de Deus. ele nos permite acercar-nos ao mistério de Maria, a "Virgem de Nazaré", e faz possível que nossa fé a contemple como vê o mesmo céu, como "a cheia de graça e morada do Altíssimo".
Na saudação do anjo Gabriel a Nossa Senhora, quem crê sente ressoarem ecos de palavras proféticas que a fidelidade de Deus, ao interpelar Maria de Nazaré, transforma em palavras de Evangelho. 

“Alegra-te cheia de graça, o Senhor é contigo”
Assim proclama o mensageiro da boa nova, que saúda a Virgem Maria e anuncia-lhe realizadas as promessas do Senhor.
Que se alegre o coração da virgem de Nazaré, porque o Senhor desdobrou o poder de seu braço e lhe deu um nome novo: Aquela-que-Deus-fez-cheia-de-graça. Que se alegre a virgem de Nazaré, pois o Senhor olhou a humildade de sua serva e realizou nela as maravilhas de seu poder e de sua misericórdia: O Senhor está contigo. Que se alegre o coração de todo o crente e saltem de alegria todos os que, em sua fé, se nutrem de Deus. Que todos proclamem o nome da amada: A-que-Deus-abençoou-entre-todas-as-mulheres.
Onde o mensageiro do céu diz: “Alegra-te cheia de graça”, a fé humilde e simples dos fiéis diz: “Ave, Maria Puríssima”.
Talvez seja nessa certeza humilde, nascida da contemplação do Irmão Francisco, onde devemos buscar a origem da firmeza e do afeto com que a Família Franciscana propôs durante séculos à piedade dos fiéis, defendeu nas aulas universitárias e proclamou na pregação a Imaculada Conceição da Virgem Maria, pois parecia-lhe muito razoável afirmar que Deus quisesse tão belo seu palácio, tão agraciado seu tabernáculo, tão limpa sua casa, tão adornado seu vestido, tão humilde sua serva, tão maravilhosa a sua Mãe.

Mãe do Senhor, também nós, impelidos pelo Espírito Santo, contemplando as maravilhas que o amor de Deus realizou em sua humilde serva, dizemos com tua prima Isabel: “Bendita és tu que acreditaste, pois o que te foi dito da parte do Senhor se cumprirá, e nos unimos ao clamor de todas as gerações para “proclamar-te bem-aventurada”.

Comunidade do Mosteiro Imaculada Conceição e São José- Piratininga/SP

Comentários

Postagens mais visitadas