CARTA AOS FIÉIS I
(Primeira recensão)


1 (Exortação aos Irmãos e Irmãs da Penitência)


Em nome do Senhor!
CAPÍTULO I - DOS QUE FAZEM PENITÊNCIA

1 Quão felizes e benditos são aqueles e aquelas que amam o Senhor "de todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças" (Mc 12,30) e ao próximo como a si mesmos (cf. Mt 22,39), odiando seus corpos com seus vícios e pecados, recebendo o corpo e o sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo e produzindo frutos dignos de penitência.
2 Felizes e benditos os que assim fazem e assim perseveram , porque "sobre eles repousar o Espírito do Senhor" (Is 11,2) que neles fará morada (cf. Jo 14,23).
3 Estes são os filhos do Pai celeste (cf. Mt 5,45), fazem as obras do Pai, são esposos, irmãos e mães de Nosso Senhor Jesus Cristo (cf. Mt 12,50).
4 Somos esposos, quando por virtude do Espírito Santo, a alma fiel se une a Nosso Senhor Jesus Cristo.
5 Somos Irmãos de Cristo, quando fazemos a "vontade do Pai que está nos céus" (Mt 12,50);
6 e somos Mães, quando o levamos em nosso coração e em nosso corpo (cf. 1Cor 6,20) por virtude do amor divino e de uma pura e sincera consciência;
7 nós o geramos por uma vida santa, que deve brilhar como exemplo para os outros (cf. Mt 5,16).
8 Como é glorioso, santo e sublime ter um Pai nos céus! Como é santo, consolador, belo e admirável ter um tal esposo! Como é santo e dileto, agradável, humilde, pacifico, suave, amável e sobretudo desejável ter tal Irmão e tal filho: Nosso Senhor Jesus Cristo.
9 Ele entregou sua vida pelas suas ovelhas (cf. Jo 10,15) e orou ao Pai dizendo: "Pai santo, conserva em teu nome" (Jo 17,11) "aqueles que me deste no mundo; eram teus e os deste a mim" (Jo 17,6).
10 E as "palavras que me deste, dei-as a eles; eles as aceitaram e creram na verdade, porque de ti saí e conheceram que tu me enviaste" (Jo 17,8).
11 Rogo por eles "não pelo mundo" (Jo 17,9).
12 Abençoa-os e "santifica-os" (Jo 17,17).
13 Também eu "por causa deles me santifico a mim mesmo" (Jo 17,19).
14 "Não rogo só por eles, mas também por aqueles que hão de crer em mim pela palavra deles" (Jo 17,20) "para que sejam santificados na união" (Jo 17,23) "assim como nós” (Jo, 17,11)
15 E quero, Pai, que "onde eu estiver, estejam eles comigo, para que vejam a minha glória" (Jo 17,24) "no teu reino" (Mt 20,21 ). Amém.


Comentários

Postagens mais visitadas