Queridos irmãos em Cristo,
Ave maria Puríssima!
Neste domingo 11 de maio de 2014, Dia das Mães, queremos partilhar com vocês um precioso e lindo sermão sobre Maria, nossa Mãe de Santo Elredo. Neste dia tão especial, que Ela, nossa Santa e Querida Mãe, derrame sobre nós e de modo muito especial sobre todas as mães, abundantes graças e bençãos do Céu, a proteção e a força, a sabedoria, a coragem, a ternura e doçura para que possam cumprir fielmente a sua linda missão. A todas as mães, o nosso terno agradecimento e àquelas que já estão junto a Deus, o descanso e a recompensa eterna!  
                Dos Sermões de Santo Elredo, abade


(Sermo 20, In Nativitate beatae Nariae: PL 195,322-324-Séc XII)

          Aproximemo-nos da esposa do Senhor, aproximemo-nos de sua Mãe, aproximemo-nos de sua ótima serva. Tudo isto é Maria! Mas que faremos? Que presentes lhe oferecemos? E se pudéssemos, ao menos, dar-lhe de volta o que por justiça lhe devemos! Nós lhe devemos honra, nós lhe devemos serviço, nós lhe devemos amor, nós lhe devemos louvor.
            Honra, porque é a Mãe de nosso Senhor. Quem não honra a mãe, sem dúvida alguma, despreza o filho. E a Escritura diz:Honra teu pai e tua mãe. (DT 5,16). Então, irmãos que diremos? Não é ela nossa mãe? Sim, ela é verdadeiramente nossa mãe. Por ela nascemos, não para o mundo mas para Deus.
         Como credes e sabeis, estávamos todos mergulhados na morte, na velhice, nas trevas, na miséria. Na morte, porque perdêramos o Senhor; na velhice, porque desprezávamos a luz da sabedoria. Deste modo, a morte nos surpreendeu de cheio.
          Todavia, como Cristo nasceu de Maria, a vida que por ela nos vem supera de muito a que nos veio por Eva. Em lugar da velhice, recuperamos a juventude; em vez da corrupção, a incorruptibilidade; a luz, em lugar das trevas. Ela e nossa mãe, mãe da nossa vida, mãe da nossa incorruptibilidade, mãe da nossa luz. O Apóstolo diz, a respeito de nosso Senhor: ele se tornou para nós, da parte de Deus: sabedoria, justiça, santificação e libertação (1 Cor 1,30)
         Sendo mãe de Cristo, ela é, portanto, mãe de nossa sabedoria, de nossa justiça, de nossa santificação, de nossa libertação. Assim é mais nossa mãe do que a mãe do nosso corpo. Dela provindo, é nobre o nosso nascimento; porque vem dela nossa santificação, nossa sabedoria, nossa justiça, santificação e libertação.
        Diz a escritura: Louvai o Senhor em seus santos (SI 150,1). Se nosso Senhor deve ser louvado nos santos, por meio dos quais realiza prodígios e milagres, quanto mais não deve ser louvado em Maria, na qual se fez homem, aquele que é admirável acima de todas as maravilhas!



Comunidade do Mosteiro Imaculada Conceição e São José- Piratininga/SP

Comentários

Postagens mais visitadas