Mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus


Junho mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus
“Aprendei  de  mim  que sou manso e   humilde  de  Coração"               (Mt 11,29)
                A devoção ao Sagrado Coração de Jesus, não consiste em algo invisível, não, mas tem por objeto o Coração vivo, físico de Nosso Senhor. A finalidade desta devoção é adorar, agradecer ao Coração divino, real de Jesus. Tudo o que pertence a Nosso Senhor é divino, porque pertence à sua divina pessoa. Ao venerarmos as sacratíssimas chagas de Jesus, não veneramos um símbolo, mas as verdadeiras chagas. Da mesma forma o culto do Coração de Jesus: dirige-se realmente ao seu Coração, vivo e real. Porque a Igreja prefere honrar o Coração? Porque na opinião comum do povo, o coração é a sede dos afetos. Tudo parte da vontade e do coração. Se o coração para, a vida termina. Esta não é uma devoção nova, é tão antiga quanto à vinda do Filho divino ao mundo. De fato, trata-se do mesmo Coração que muito sofreu durante sua vida terrena, especialmente nos dias da Paixão, daquele Coração que, no Getsêmani, suportou a dor causada pela visão de todos os pecados dos homens, daquele Coração que foi transpassado na Cruz, a fim de que se abrissem para nós os seus mistérios de amor. Como o povo da Palestina se sentia atraído pela Amabilidade do Coração de Jesus, assim, todos os santos beberam nesta fonte de luz e de consolação. E no século XVII, esta devoção recebeu mais impulso através das revelações para Santa Margarida Maria Alacoque. A finalidade desta devoção, consiste em revelar-nos cada vez mais o amor de Jesus para conosco, sua bondade, sua misericórdia: “Eis aqui o Coração que tanto amou os homens!” Amor reclama amor. O amor ardente de Jesus, para conosco exige, de nossa parte, correspondência de amor: devemos amá-lo, reparar as ofensas que lhe são feitas, imitar as suas virtudes, especialmente a mansidão e a humildade. Nosso Senhor também quis unir estas duas devoções: Adoração ao Sagrado Coração de Jesus perante o Santíssimo Sacramento, conforme as aparições que fez a Santa Margarida Maria Alacoque e todas as três se deram diante do Santíssimo Sacramento. E Jesus lhes disse: “O meu coração está apaixonado de amor para com os homens!” Depois queixou-se da incorrespondência de amor dos homens para com ele. E pediu que se instituísse a festa em honra do seu Coração, a ser celebrada na sexta-feira após a oitava do Corpo de Deus. Esta festa é portanto, um complemento da festa do Corpo de Deus. A Igreja nos diz que esta festa foi estabelecida para nos recordar a caridade de Jesus para conosco, na sua Paixão, da qual a Eucaristia é perene memorial; por isso as duas solenidades, embora distintas, permanecem intimamente unidas.
              Olhando para a imagem do Coração amoroso de Jesus nos ajuda a compreender melhor o dom da Eucaristia. Façamos com todo o amor neste mês de junho de corresponder ao desejo do Sagrado Coração de Jesus: amá-lo e invocá-lo com frequência. “Doce Coração de Jesus, fazei que eu vos ame cada vez mais!” e “Jesus manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao vosso!” Nosso Senhor gosta muito deste culto; aos devotos do seu Coração ele prometeu grandes favores, entre os quais o de conseguir a conversão dos corações mais empedernidos. Vamos portanto ao encontro do deste Coração amoroso que nos ama tanto e prestemos toda honra, glória, reverência e agradecimento ao seu grande amor e misericórdia através do Sagrado Coração de Jesus presente na Eucaristia.
Texto extraído do livro A vida Espiritual de Padre José Allamano
Irmã Cristiane
 Mosteiro Imaculada Conceição e São José

Comentários

Postagens mais visitadas