Carta do Ministro Geral


                   
Minhas muito amadas Irmãs Clarissas e Concepcionistas Franciscanas:                       
                                                               
Vosso Irmão José as deseja saúde e paz. (cf. 5 CtaCl 1 ) 


Como seguramente muitas de vocês já sabem, Sua Santidade o Papa Francisco me nomeou Secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de  Vida Apostólica, quero neste momento importante da minha vida, compartilhar alguns sentimentos com vocês minhas queridas Irmãs Contemplativas.
            Em meu coração se misturam sentimentos de alegria, tristeza e medo ao mesmo tempo. Alegria pela confiança que o Senhor, apesar de minhas muitas fraquezas, segue colocando em mim. Alegria porque o Santo Padre confia na Ordem e em mim, colocando em minhas mãos uma grande responsabilidade na animação da Vida Religiosa e Consagrada na Igreja. Tristeza porque me vejo obrigado a viver separado de meus Irmãos, embora somente seja temporariamente. Medo porque não sei o que esta nova responsabilidade vai exigir de mim e não sei se estarei à altura de fato. Apesar da tristeza e do medo que sinto aceitei a nomeação porque “ Eu sei em quem tenho confiança”(2tm 1,12), palavras que escolhi como lema episcopal. Também o aceitei porque quando fiz voto de obediência prometi, como Francisco “obediência e reverência” ao Senhor Papa (2 r 1,20. Pela fé, aceito esta nomeação como um “dom” que me faz o Senhor e a Igreja, e, em atitude de “restituição” tentarei vivê-lo  a partir da lógica do dom sem reservas.
            Olhando para trás, eu só posso confessar que o Senhor tem sido bom comigo (cf. Sl 125, 3) e sua misericórdia e seu amor, para mim tem sido sem limite. Assim quero fazer minhas as palavras do Salmista quando confessa: “ Cantarei eternamente sua misericórdia” ( Sl 88,1) Como Maria a “virgem feita Igreja” proclamando a grandeza do Senhor, porque olhou para sua pequenez (cf. Lc 1, 48) e com a Irmã Clara agradeço ao Senhor que pensou em mim, amou e chamou à vida,  e a vida franciscana.
            Meu agradecimento vai também para vocês, minhas queridas Irmãs Clarissas e Concepcionistas. Temos  trabalhado muito juntos nestes anos. Temos trocado grande ajuda mútua. Enorme carinho fraterno que nos professamos.  De minha parte tentei ser fiel à promessa de São Francisco à Santa Clara ( RCL 6, 3-4) e a responsabilidade histórica que adquirimos com o Carisma Concepcionista Franciscano. Tanto uma e outra tentei prestar-lhes “cuidado e solicitude” de Irmão. Vocês tem respondido com uma generosidade sem reservas e hoje sou devedor de tanto amor e carinho que me dispensaram nestes 10 anos de serviço como Ministro da fraternidade universal e sucessor do Seráfico Pai São Francisco. Obrigado Irmãs.
            Minha Ordenação Episcopal está prevista para o dia 18 de maio, véspera de Pentecostes. Peço pelo amor de Deus e “beijando seus pés” que neste dia as junteis a mim em oração.
            Minhas amadas Irmãs no Senhor : Já não escreverei as cartas como as escrevia todos os anos, já não as visitarei como fazia cada vez que visitava aos Irmãos nas diferentes Entidades. Porém saibam que onde quer que esteja, faça o que faça, as levarei sempre em meu coração e contai sempre com minha ajuda fraterna. Creio firmemente na atualidade de seu carisma franciscano, clariano e Concepcionista. Creio na importância e necessidade de sua missão de Contemplativas na Igreja e no mundo. Acredito em vocês porque sei da santidade que se esconde entre os muros de seus mosteiros. Contem comigo como eu conto com vocês.
            Agora que o Senhor me chama a assumir outras responsabilidades, em bem da Igreja e da Vida Religiosa e Consagrada, venho como mendicante, pedir-lhes encarecidamente que sigam orando por mim. Necessito de suas orações, como necessitei até agora. Sigamos unidos no afeto fraterno e na oração;
            Sendo esta a última carta que as dirijo como Ministro e servo, com profunda emoção, abençoo-as no Seráfico Pai.

Fr. José Rodríguez Carballo, ofm
Ministro Geral, OFM
06 de abril de  2013 

( Traduzido pelo  Mosteiro de Piratininga)

Comentários

Postagens mais visitadas