Domingo de Ramos

Queridos irmãos em Cristo, hoje, celebramos a entrada triunfal de nosso Senhor Jesus em Jerusalém como havia profetizado Zacarias: “Eis aí vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta" 
(Zc 9:9). Este fato aconteceu no domingo, uma semana antes da crucifixão de Jesus. Deixamos aqui um trecho de um dos sermões de Santo André de Creta que nos exorta e impulsiona a fazer de nossa vida, ramos espirituais que clamam incessantemente - “Bendito o que vem em nome do Senhor, o rei de Israel!” – àquele  que desceu do céu por amor a nós.


Dos sermões de Santo André de Creta, bispo

Bendito o que vem em nome do Senhor, o rei de Israel

Vinde, subamos juntos ao monte das Oliveiras e corramos ao  encontro de Cristo, que hoje volta de Betânia e se encaminha voluntariamente para aquela venerável e santa Paixão, a fim de realizar o mistério de nossa salvação.
Caminha o Senhor livremente para Jerusalém, ele que desceu do céu por nossa causa – prostrados que estávamos por terra – para elevar-nos consigo bem acima de toda autoridade, poder, potência e soberania ou qualquer título que se possa mencionar
 (Ef 1,21), como diz a Escritura.
O Senhor vem, mas não rodeado de pompa, como se fosse conquistar a glória. Ele não discutirá, e ninguém ouvirá a sua voz (Mt 12,19; cf. Is 42,2). Pelo contrário, será manso e humilde, e se apresentará com vestes pobres e aparência modesta.
Acompanhemos o Senhor, que corre apressadamente para a sua Paixão e imitemos os que foram ao seu encontro. Não para estendermos à sua frente, no caminho, remos de oliveira ou de palma, tapetes ou mantos, mas para nos prostrarmos a seus pés, com humildade e retidão de espírito, a fim de recebermos o Verbo de Deus que se aproxima e acolhermos aquele Deus que lugar algum pode conter.
Alegra-se Jesus Cristo, porque deste modo nos mostra a sua mansidão e humildade, e se eleva,  por assim dizer, sobre o ocaso (cf. Sl 67,5) de nossa infinita pequenez; ele veio ao nosso encontro e conviveu conosco, tornando-se um de nós, para nos elevar e nos conduzir a si.
Agitando nossos ramos espirituais, o aclamemos todos os dias, juntamente com as crianças, dizendo estas santas palavras: “Bendito o que vem em nome do Senhor, o rei de Israel”.   

 A todos uma abençoada e fecunda Semana Santa, na alegria do Cristo vivo e glorioso.
                                                                                                   Paz e bem!

                                                                        

Comentários

Postagens mais visitadas