Quaresma





         A  Quaresma é um momento oportuno de intensificar nosso crescimento espiritual. Assim como Cristo, que se preparou durante quarenta dias no deserto para se manifestar em sua vida pública, temos também quarenta dias para nos unir a Ele e ao seu sofrimento, participando assim, da redenção da humanidade.
      Deixamos aqui, um trecho dos sermões de São Pedro Crisólogo sobre os principais pontos a serem vividos neste período que a Santa Igreja nos proporciona. Desejamos  a todos uma Santa Quaresma, e que Nosso Senhor Jesus Cristo nos auxilie com Sua graça para alcançarmos os bons propósitos feitos, e celebrarmos ,renovados pela Sua misericórdia da Páscoa do Senhor, que se aproxima. 

Dos sermões de São Pedro Crisólogo, bispo
O que a oração pede, o jejum alcança e a misericórdia o recebe

Há três coisas, meus irmãos, três coisas que mantêm a fé, dão firmeza à devoção e perseverança à virtude. São elas a oração, o jejum e a misericórdia. O que a oração pede, o jejum alcança e a misericórdia recebe. Oração, misericórdia, jejum: três coisas que são uma só e se vivificam reciprocamente.
O jejum é a alma da oração e a misericórdia dá vida ao jejum. Ninguém queira separar estas três coisas, pois são inseparáveis. Quem pratica somente uma delas ou não pratica todas simultaneamente, é como se nada fizesse. Por conseguinte, quem ora também jejue; quem jejua, pratique a misericórdia. Quem deseja ser atendido nas suas orações, atenda as súplicas de quem lhe pede; pois aquele que não fecha seus ouvidos às súplicas alheias, abre os ouvidos de Deus às suas próprias súplicas.
Quem jejua, pense no sentido do jejum; seja sensível à fome dos outros quem deseja que Deus seja sensível à sua; seja misericordioso quem espera alcançar misericórdia; quem pede compaixão, também se compadeça; quem quer ser ajudado, ajude os outros. Muito mal suplica quem nega aos outros aquilo que pede para si.
Homem sê para ti mesmo a medida da misericórdia; deste modo alcançarás misericórdia como quiseres, quanto quiseres e com a rapidez que quiseres; basta que te compadeça dos outros com generosidade e presteza.
Peçamos, portanto, destas três virtudes – oração, jejum, misericórdia – uma única força mediadora junto de Deus em nosso favor; sejam para nós uma única defesa, uma única oração sob três formas distintas. 
                                                                                        Paz e Bem, em Francisco e Beatriz !
                                                                                Ir. Francisca Beatriz de Maria, OIC

Comentários

Postagens mais visitadas