Epifania


Festa da Epifania


“ Regozijai-vos, no Senhor, meus caríssimos, eu vos repito ainda, regozijai-vos, porque, pouco tempo depois do nascimento de Cristo, brilha aos nossos olhos a Festa  de sua Manifestação. Aquele que no Natal nasceu da Virgem, é hoje reconhecido pelo mundo.”  
Papa São Leão

Epifania = Manifestação do Senhor.
O próprio nome  já nos é um tanto estranho. Nossa festa é o Natal. Os próprios descrentes e até eles não se podem furtar ao encanto do Natal. Essa festa se tornou a vida de nossa vida. E a Epifania ? Para o povo é a festa dos três Reis Magos, a Festa dos Reis. A noção   e o conteúdo da Epifania, no entanto não é muito conhecida.
Que diferença há, pois, entre o Natal e a Epifania ? O  Papa São Leão nos diz com clareza: “ Aquele que no Natal nasceu de uma Virgem, o mundo hoje reconhece.No Natal  festejamos um acontecimento histórico, o nascimento de Cristo. Sem dúvida alguma por traz desse fato havia uma ideia, a Redenção.
            Hoje, não celebramos diretamente nenhum fato, porém uma ideia que só tomou forma concreta na Vida do Senhor. Celebramos este pensamento: O mundo reconheceu Jesus Cristo como Deus, e como Deus Ele apareceu ao mundo. Podemos portanto, resumir as duas festas nesta breve fórmula : No Natal, Deus se manifestou como HOMEM na Epifania esse Homem se manifestou como DEUS.
 Seu nascimento de nada nos serviria, senão estivéssemos convencidos de que ESSE HOMEM É DEUS!   
 (Fonte: Dom Beda Keckeisen)       
                                                                                                                  Para vocês  toda Paz e todo Bem!
Irmã Inês Maria do Coração de Jesus.OIC

Comentários

Postagens mais visitadas