Carta do Ministro Geral


    Carta do Ministro Geral da OFM 

no dia de Santa Beatriz da Silva

às Irmãs da Ordem da Imaculada Conceição 



Seduzida pelo amor eterno de Deus vive o mistério de Cristo através da fé.

Queridas irmãs Concepcionistas: que o Senhor lhes dê a paz.
Ao aproximar-me de vós, este ano, na Festa de Santa Beatriz de Silva, quero unir-me às palavras do Papa Bento XVI, que, anunciando a convocação do ano da Fé, nos recorda “a exigência de redescobrir o caminho da Fé para iluminar de maneira cada vez mais clara a alegria e o entusiasmo renovado do encontro com Cristo (PdF2). Redescobrir e alimentar nossa fé, confessá-la e celebrá-la, reanimá-la e testemunhá-la, com o desejo veemente que vossa relação com o Senhor Jesus Cristo seja cada vez mais forte e viva.
(cf.PdF15)

De vossa mãe Santa Beatriz aprendestes essencialmente a viver abraçadas e desposadas com Jesus Cristo, unidas a Maria Imaculada em sua consagração radical a Deus através da fé e do amor (cf.CCGG25). Santa Beatriz foi mulher de fé, ouvinte dócil aos chamados do Espírito, abandonada amorosamente à vontade de Deus. Ela se manteve “à disposição de Cristo e de Maria num ato de obediência fielmente mantido ao longo da vida (CCGG32). Ela pertence a esse grupo de homens e mulheres que “pela fé... consagraram sua vida a Cristo, deixando tudo para viver na simplicidade evangélica à obediência, à pobreza e à castidade” (Pd F 13).

Ao falar da Fé, nosso olhar se volta para nossa mãe Maria Imaculada, “modelo insigne de fé e de Caridade” (CCGG31). Na contemplação e veneração do Mistério de sua Imaculada Conceição, professais e celebrais a Fé na Santíssima Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo – e credes em um só Deus, que se revelou, como Amor quando o Pai na plenitude dos tempos, enviou seu Filho para nossa salvação, o qual, por obra do Espírito Santo, se encarnou no seio da Virgem Maria, Tabernáculo puro e imaculado (cf. PdF1). Maria Imaculada é, assim, uma confissão e celebração contínua do mistério e da atuação salvífica da Santíssima Trindade. Por sua fé, Maria acreditando no anúncio do Anjo, acolhe o amor infinito de Deus, responde a ele com o seu Fiat, e colabora com a obra de Deus convertendo-se na vertente da salvação para o gênero humano. Pela sua fé, Maria é a discípula e seguidora perfeita do Senhor, estando a seu lado junto à sua cruz e participando da nova vida de sua Ressureição. (cf. PdF 13), (CCGG10). 

Ela acompanha e ajuda agora vossa fé, e vivendo suas atitudes quereis, também, vós, percorreu o  caminho da fé, que é o caminho de seguir Cristo (cf.CCGG9). Com Maria Imaculada e como Santa Beatriz, confessai, celebrai e testemunhai vossa Fé em Deus Pai. Vivei com a prazerosa confiança de que é Ele quem pensou em vós desde toda a eternidade e vos chamou e consagrou para viver em comunhão com Ele. Recordai e celebrai continuamente que, a exemplo de Maria e como em Santa Beatriz, vossa vida só se compreende através da eleição amorosa de Deus, que seduz e desposa fielmente (DF. CCGG70,1). Como “Seduzidas pelo amor eterno de Deus” (CCGG4), vossa fé seja prazerosa em incessante ação de graças. Consagrai-vos totalmente Àquele que totalmente vos consagrou a Ele, pedindo ao ”Pai das luzes” que vos ilumine e conceda perseverar até o fim. Cada dia Ele está renovando sua eleição, inspirando-vos com o dom da vocação, convidando-vos a um encontro amoroso, denso e permanente. Cremos que Deus Pai trabalha sempre e realiza com fidelidade sua obra em nós. Vossa vida está chamada a testemunhar vossa fé em Deus Pai, sendo uma resposta fiel à sua chamada. Este testemunho em vós tem um lugar privilegiado na oração de contemplação e de louvor. Através delas proclamais que credes que Deus é o Pai de quem procede toda a vida e toda a salvação. Proclamai  “como Maria ... em atitude contemplativa a soberania absoluta de Deus” (CCGG15). A fé em Deus nos faz viver confiantes porque o Pai cuida de nós. O Anjo saúda Maria com estas palavras: “Deus te saúde, cheia de graça, o Senhor está contigo”. Crendo que o Senhor está conosco, que seu olhar é de graça e de benevolência,   podemos caminhar com prazer e paz, sabendo-nos sustentados pelo seu coração de Pai.

Com Maria Imaculada, e com Santa Beatriz, e como Santa Beatriz, confessai, celebrai e testemunhai vossa fé em Jesus Cristo, o Filho de Deus. Fostes chamadas para desposar Jesus Cristo, nosso Redentor, chamadas a ser habitadas pelo Espírito numa união tão estreita que vos faça um só espírito com Cristo esposo (cf R 30). O Papa nos convida durante este tempo a termos o olhar fixo em Jesus Cristo “que iniciou e completa nossa fé” (Hb. 12,2). Através do mistério da Imaculada Conceição de Maria, vossa vocação é contemplar continuamente ao Senhor Jesus Cristo, que, em sua Encarnação, toma no seio de Maria a carne de nossa humanidade, compartilhando “conosco a fraqueza humana para transformá-la com o poder de sua Ressureição (Pd F13). Tende o olhar fixo em Jesus Cristo nosso Redentor, que, para nossa Salvação, se fez pobre e humilde, o Servo de todos, amando-nos ao extremo e dando a vida para compartilhar conosco a plenitude de sua Ressurreição. Vossa vocação de união com Jesus Cristo Redentor vos insere pois, na celebração do mistério pascal, mistério de amor e de aliança eterna. Uma vida assim só é possível na fé diariamente professada, celebrada e renovada. Seduzidas pelo amor eterno de Deus, vossa Ordem da Imaculada e cada uma de vós “vive o mistério de Cristo através da fé” (CCGG4). 

Confessai, celebrai e testemunhai vossa fé em Jesus Cristo na Celebração Litúrgica, na vida de oração, seguindo fielmente seus passos. Transformados em um só espírito com Cristo, uni-vos a Ele em sua adoração e louvor ao Pai, em sua ação de graças, em sua oração de súplica, transformadas em um só espírito com Cristo, seguí-o em sua obediência a Deus Pai, seguí-o e imitai-o em sua humildade e pobreza, uni-vos a Ele em sua obra amorosa (cf. R.8.15; CCGG30), e assim irá se fortalecendo vossa fé e toda vossa vida será uma confissão, celebração e testemunho de que Jesus Cristo é o Senhor.

Com Maria Imaculada, e como Santa Beatriz, confessai, celebrai e testemunhai vossa fé no Espírito Santo. Vossa vida começa com a “inspiração do chamado de Deus”. Começa com a força do Espírito que anima e dá vida. O Espírito que desceu sobre Maria Imaculada para que gerasse o Filho de Deus, continua atuando em vossa vida, para que, em vós e através de vós, se estenda a ação de Deus na história da salvação e na Igreja (CCGG 10-11). Crer no Espírito Santo é deixar agir e conduzir por Ele, dentro do carisma que Ele imprimiu em vossos corações, “mantendo viva a lâmpada que o Espírito acendeu em Santa Beatriz” (CCGG7). Por isto vossa regra com uma expressão profundamente franciscana recorda que “As irmãs ... sobre todas as coisas, devem almejar possuir o Espírito do Senhor” (R. 30). Se, por ouvir o espírito de Santa Beatriz, “se pôs à disposição de Cristo e de Maria” e deste ato de obediência e de fidelidade nasceu a Ordem da Imaculada Conceição, vosso grande desejo será também viver atentas e dóceis ao Espírito, que as unirá a Cristo e Maria, e as fará viver como verdadeiras concepcionistas. Realimentadas e vivificadas pelo Espírito, podereis, também, levar espiritualmente, em vosso coração e em vosso corpo, o Senhor Jesus Cristo e fazê-lo conhecer pelas obras Santas (cf.2 CTA. F 48-53). Vivei, queridas irmãs, confiantes na ação salvadora do Espírito. Que seja Ele quem com sua santa intervenção guie vossa vida de oração e contemplação, e vindo em vossa ajuda vos faça exclamar: Abba, Pai (cf. CCGG 70-2).

Com Maria Imaculada, e como Santa Beatriz, alimentai a vossa fé com a Palavra. O Papa nos recorda que o umbral da “porta da fé” se atravessa” quando a palavra de Deus se anuncia e o coração se deixa moldar pela graça que transforma (Pd F1). Maria é chamada “bem aventurada porque acreditou”, porque acolhera a palavra do Anjo e acreditou na sua anunciação (cf. Pd F13,F15). Escutar, acolher e conservar a palavra de Deus vos concederá viver habitadas pelo Senhor Jesus Cristo, que é a Palavra Viva. Maria conservando e meditando em seu coração a palavra de Deus “guardava fielmente em seu coração o mistério de seu filho (CCGG 77,1). Vossas constituições vos convidam a leitura e à meditação diária do Evangelho e das Sagradas Escrituras (cf. CCGG 77,1). Através de uma leitura orante da Palavra, o Espírito agirá em vosso coração. Acolhendo a Palavra de Deus, o Espírito fará viver em vós Aquele que a pronuncia e Aquele que nela se entrega a vós. Com a leitura orante da Palavra descobrireis que o Senhor tem palavras de vida eterna e aprendereis a viver confiando Nele.

Com Maria Imaculada e como Santa Beatriz, celebrai e alimentai vossa fé com a oração e a contemplação. Pela santa intervenção do Espírito do Senhor, vossa vida será integralmente contemplativa e vós abrireis vosso coração à escuta da Palavra e à celebração da fé. A oração celebra e sustenta nossa fé. Como recordam vossas Constituições Gerais, “em companhia de Maria, a Mãe de Jesus, as concepcionistas permanecem em um mesmo espírito de oração, conscientes de que isto é a única coisa necessária” (CCGG71,1). E conscientes, também, de que “só pela oração incessante podem conhecer a Deus como seu único Esposo” (CCGG 71.2). Graças à oração, podereis edificar com segurança sobre a rocha; orando sem desfalecer, vossa fé será forte para superar qualquer dificuldade (CCGG 73,1). Permanecei pois fieis na oração devota através da qual vosso coração se orienta em direção a Deus, apoiando-se e descansando Nele.  Celebrai e alimentai vossa fé de modo especial na celebração da Eucaristia, pois ela “realiza de um modo especial a comunhão com Deus em Cristo” (CCGG 75) e vos configura com Cristo, Esposo e Redentor. Com Maria Imaculada, e como Santa Beatriz, vivei vossa fé em comunhão de amor. Confessemos, e celebremos e testemunhemos a fé como Igreja.  A fé é um ato pessoal, porém ao mesmo tempo vivido em comunhão com os irmãos e as irmãs (cf. Pd F10). 

Queremos vivenciar a fé no seio da comunidade cristã, unidos à fé da Igreja e de Maria. Necessitamos nos ajudar na fé, compartilhar nossa fé. Por isso, que vossas comunidades sejam comunidades crentes onde, juntas, confessais e celebrais vossa fé; que em vossas comunidades reine o amor fruto da fé na Santíssima Trindade, Deus, Amor e Comunhão. A celebração da fé se faz crível quando está acompanhada pela celebração do amor. Trabalhai para que vossas comunidades sejam lugares de acolhimento, de amor, de perdão, de ternura e de misericórdia, onde se celebra na verdade a fé no Pai, no Filho e no Espírito Santo. Se fizerdes assim não duvideis que vossas comunidades se converterão em testemunhos vivos de fé. Ajudai-vos comunitariamente, também, a aprofundar-vos no conhecimento e na compreensão cada vez mais vivos dos conteúdos da nossa fé. Maria que esteve presente no começo da vida de fé da comunidade cristã, continue encorajando vossa fé e vosso amor.

Queridas irmãs concepcionistas, a fé está na base de uma espiritualidade dinâmica e em permanente tensão que nos faz filhos da terra e filhos do céu, místicos e profetas ao mesmo tempo. Sem a fé, é impossível uma experiência forte de Cristo, como pede a vossa vida particularmente a daqueles que, como vós, escolheram viver inteiramente para Deus. Que o ano da fé nos leve a aderirmos mais a Cristo, a por nosso coração constantemente nele e a transformarmo-nos nele, de tal modo que, com nossa vida e com nossas palavras, possamos ser seus discípulos e missionários. 

Feliz Festa de Santa Beatriz. Acompanhe-vos, neste caminho, minha benção, meu abraço fraterno.
Vosso irmão e servo
Fr. José Rodrigues Carballo, ofm
Ministro geral OFM

Comentários

Postagens mais visitadas