Vida Contemplativa


Vida  Contemplativa 



          O interesse e entusiasmo de leigos pela vocação dos consagrados, é realmente um encorajamento para estes perseverarem em sua doação a Deus e aos irmãos, e no empenho constante para progredirem na perfeição de seu estado. Em contato com sacerdotes e religiosos de vida apostólica, vocês podem apreciar concretamente o valor dessas vocações. Não assim a vida contemplativa, retirada do convívio social, pouco conhecida e menos ainda compreendida, o que não nos surpreende nem ofende. Reconhecemos que é difícil entender uma forma de vida que ultrapassa os costumeiros esquemas humanos. Peço pois, licença para lhes falar um pouco sobre nossa vocação específica.

 1 – A denominação “contemplativa” é oficial na Igreja para designar esse tipo de vida. Mas não deve ser entendida de modo material, como se contemplação fosse visão corporal ou mesmo espiritual. Como os demais cristãos, os contemplativos vivem a fé, embora mais intensa. Esta fé intensa é dom que Deus lhes concede como condição essencial que os torna capazes de responder ao especial chamado do Senhor. Em vez de “vida contemplativa” poderíamos chamá-la de “vida de oração” ou “vida orante”.

 2 – Vida de oração
  Em geral se acredita no valor e necessidade da oração. Mas se justifica consagrar a ela uma vida inteira? Se esta vida é uma vocação, um chamado de Deus, isto basta para justificá-la. Nada impede, porém, que procuremos entender um pouco suas razões, para melhor apreciarmos seu devido valor. A vida contemplativa não é tanto uma fábrica produtora de orações, mas sim formadora de pessoas transformadas em oração. Segundo santo Agostinho, a oração é a elevação da alma a Deus. Na vida contemplativa esta elevação não é intermitente, realizada apenas nas horas regulamentares de oração, mas constitui um estado de alma permanente e consciente, na medida em que o contemplativo o desenvolve. O contemplativo é, portanto, uma oração viva na presença de Deus, tal como um círio aceso sobre o altar. Oração existencial, vidas transformadas em oração pela fé e pelo amor a Deus.

 (De uma Irmã Concepcionista do Mosteiro Portaceli, Ponta Grossa Paraná) 

Continua...

Comentários

Postagens mais visitadas