Quaresma


Quaresma:
Tempo de Renovação Interior

  O evangelho de São Marcos no capítulo 1,12 diz: “ ... o Espírito impeliu Jesus para o deserto. E Jesus ficou no deserto durante quarenta dias e era tentado pelo demônio. Jesus jejuou quarenta dias e quarenta noites....”
Esse tempo forte de Quaresma que a Igreja nos propõe  não é simplesmente mais um tempo para preencher o calendário cristão ou relembrar um fato histórico de nossa fé católica, mas sim, um tempo onde nos convida a deixar de lado a nossa correria do dia a dia e olhar para dentro de nós, dentro de nossos corações e analisarmos a maneira como temos vivido a nossa fé em Cristo e Sua proposta de mudança de vida que é feita diariamente a cada um de nós. Mais importante que o jejum, oração e a esmola, é uma vida cristã vivida com autenticidade. Não que estas práticas não ajudem, ajudam e muito, e devemos vivê-las na medida em que nos são  possíveis. Porém não podemos nos esquecer que o que agrada a Deus não são os sacrifícios e holocaustos, mas um coração contrito e esmagado (Cf. Sl 50, 18-19), isso nosso Deus que é infinitamente misericordioso jamais desprezará.
Assim como Nosso Senhor Jesus Cristo se retirou para o deserto para se fortalecer espiritualmente, através do jejum e da oração, e mesmo assim foi tentado, sendo santíssimo e perfeitíssimo, sem mancha alguma de pecado, quanto mais nós que somos frágeis e inclinados ás coisas do mundo, devemos buscar esse fortalecimento espiritual para termos verdadeiramente uma vida cristã santificada, um coração purificado do pecado e do amor próprio.  Uma vida de renuncia de tudo aquilo que nos afasta da graça de Deus (a pobreza exterior) para possuirmos os bens eternos em Cristo Nosso Senhor (riqueza interior). Esta é a verdadeira vida do Cristão, quanto mais longe das ilusões do mundo, mais ricos seremos em nossas almas.
Este tempo litúrgico que a Mãe Igreja nos oferece é tempo de graça, onde Deus nos estende Suas mãos não como juiz, mas como doador de todos os bens. Essa graça pode, no entanto, ter um duplo efeito: ou santificar alguns, ou então firmar outros na obstinação; ela jamais deixar de causar efeito.
Quanto a nós, agrupamo-nos em volta do Senhor, e com a Virgem Maria corramos atrás da graça que é reservada para aqueles que a Deus se confiam para que possamos dizer com alegria: “ Eu o invoquei e Ele me ouviu, na angustia esteve comigo, me livrou e me libertou. Saciou-me com longos dias e me fez ver a Sua salvação” (Cf. Sl 91(90), 14-16).
Um santo e feliz Tempo Quaresmal com Jesus,
Maria, Sta Beatriz e São Francisco.

(Fonte: No Mistério do Cristo - Dom Beda Keckeisen, OSB)

Comentários

Postagens mais visitadas