Em nome do Senhor



Em Nome do Senhor

Todas as que iluminadas. Esse termo iluminadas é muito forte em toda a História da Salvação. Desde o início antes da Criação era um caos quer dizer tudo escuro e confuso. Conosco Concepcionistas Franciscanas acontece algo semelhante, perdidas no caos das nossas fragilidades e com a voz interior incessante, precisamos ser iluminadas para seguir o caminho a nossa vocação. Mas como? Através do chamado. Aqui vemos a vocações de todos os filhos de Deus, desde de Abraão até o último que estar na mente de Deus. E para ouvir o chamado devemos estar com os ouvidos da alma abertos para obedecer à vontade de Deus. Às vezes estamos com os olhos bem abertos, enxergamos até coisas que não são lícitas e não estamos com os olhos da fé bem abertos como os Fariseus, que olhavam com olhar de superioridade, desprezo e preconceito para os pobres. E os chamam de ignorantes, porque pensam diferente e viam as coisas e o mundo do chão, da realidade onde viviam. Os Fariseus olhavam de cima para baixo nas alturas de seus orgulhos, não sentiam com eles suas experiências e desafios, mas os exploravam sempre mais com suas leis.
Todas as que,
Deus ascende a luz de seu Espírito para organizar tudo e dar harmonia. Mas depois que cria o homem a terra entra em caos do pecado. Deus manda luzes em fresh através dos Profetas, para preparar os caminhos para o Sol Divino, que viria tirar muitos das trevas, abrir “os olhos dos cegos”, então iluminar acender uma lâmpada dentro da pessoa fazendo encontrar sua dignidade e caminhar no caminho certo.

            Podemos fazer uma experiência para entender melhor essa comparação. Andem descalços num caminho pedregoso, com espinhos no meio de uma floresta ou campo, encontrarão muitos desafios, cansaço, animais ferozes, insetos etc. Com toda esta experiência, irão sentir a realidade onde estão e sentirão partes da natureza criada por Deus e ganharão mais experiências para as suas vidas. Este modo de viver é as dos pobres de Javé.

            Vamos para a segunda que assemelha com os Fariseus; entrem em um avião e dêem uma volta em cima da mesma floresta e campo por onde andaram a pé, verão um grande tapete em forma de um mosaico e o jeito de irem de um lado para o outro na maior facilidade. Porque não estão em contato com a realidade e estão olhando de cima e de longe. Por isso que Jesus disse: ”zaqueu desce depressa”.  Só sentindo com o outro é que vamos entender sua realidade e cultura e assim abrirão os nossos olhos; quer dizer acende uma luz “ilumina” onde estava confuso e escuro. A fé é essa luz e sem luz não dá para encontrar o caminho e seguir o chamado (chamadas por Deus – R1).

Então o que devemos fazer? Devemos primeiro fechar os ouvidos para os barulhos do mundo, para podermos ouvir o chamado de Deus. E Ele chama todos os dias à conversão. Como fechar os ouvidos para o mundo? Procurando mais recolhimento junto ao Sacrário, fazendo a oração de Ana do A.T, “orações e gemidos”.
Jesus disse: “pedi e recebereis, procurais e achareis, batei e vos será aberta à porta”.
            No primeiro capítulo da nossa Santa Regra está à Vocação Concepcionista.
Um Carisma singular e único, nascido direto da fonte da Trindade. Há uma pessoa que acolheu e viveu isso plenamente, Maria. E seguindo os passos de Nossa Mãe Imaculada nossa Mãe Beatriz.   


Irmã Maria Helena da Silva.OIC
Mosteiro Imaculada Conceição e São José
               Diocese de Bauru- São Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas