A Aventura de Viver Totalmente para Deus !

“A proposta, que Jesus faz às pessoas ao dizer-lhes «Segue-Me!», é exigente e exaltante: convida-as a entrar na sua amizade, a escutar de perto a sua Palavra e a viver com Ele; ensina-lhes a dedicação total a Deus e à propagação do seu Reino, segundo a lei do Evangelho: «Se o grão de trigo cair na terra e não morrer, fica só ele; mas, se morrer, dá muito fruto» (Jo 12, 24); convida-as a sair da sua vontade fechada, da sua ideia de auto-realização, para embrenhar-se noutra vontade, a de Deus, deixando-se guiar por ela; faz-lhes viver em fraternidade, que nasce desta disponibilidade total a Deus (cf. Mt 12, 49-50) e se torna o sinal distintivo da comunidade de Jesus: «O sinal por que todos vos hão-de reconhecer como meus discípulos é terdes amor uns aos outros» (Jo 13, 35).
MENSAGEM DO PAPA BENTO XVI PARA O 48º DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES   (15 DE MAIO DE 2011)

A Vocação é um olhar de predileção de Deus.
“Jesus fixou nele o olhar, amou-o e disse-lhe :
Vem e segue-me !” Mc 10,21
“ O Olhar de Deus não é como o olhar dos homens ... Deus olha o coração“        (2Sm16,7)                                                                                                                   
Assim é o nosso Deus , Ele nos olha com carinho e com amor e nos convida a segui-lo.


Vejamos então  alguns exemplos de vocação ?     
Jesus estava andando às margens do mar da Galiléia e avistando Pedro e André disse-lhes:” Segue-me” (mt 4, 18-20). Cristo o chama a lançar-se em águas mais profundas e avançar no mar que é Deus.
Quando ouves falar de tais coisas você sente seu coração arder e tens desejo de pedir a Deus “Fica conosco Senhor”? Não és o único! Assim os discípulos de Emaús o fizeram(Lc 24,13ss).
E não obstante teus desejos, relutas e teme por tuas franquezas e imperfeições como o profeta Jeremias (cf Jr 1,4-8), uma coisa te digo, este mesmo profeta descobriu que deus é mais forte pois ele disse:
“Seduziste –me Senhor e eu me deixei seduzir, foste mais forte” (Jr 20,7).
Não vale apena lutar contra a graça de Deus, é melhor seguir a inspiração do espírito e o sábio conselho dos salmos:
”Em silencio abandona-te ao Senhor”(Sm36 7) ”...como uma criança no colo materno e põe tua esperança no Senhor”(Sm 130,2s).
Que Ele te conduza e assim a sua graça há de “completar em ti a obra começada”.Poderá enfim sentir-se como nós nos sentimos e que o salmo bem expressa:   Junto a Vós Senhor, felicidade sem limites.”

Ir.Maria Teresa de Jesus.OIC
Mosteiro Imaculada Conceição e São José
Diocese de Bauru / São Paulo


Comentários

Postagens mais visitadas