IV Domingo do Advento
4º Domingo do Advento
“Alegra-te cheia de graça o Senhor está contigo” (Lc 1,28)
Estamos na última semana do Advento, muito próximos de uma das solenidades mais fortes da nossa fé católica: o Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo. O evangelho deste domingo nos fala a cerca da anunciação do anjo a Maria sobre o Filho do Altíssimo que a ela foi confiado trazer em seu ventre, por amor de Deus para conosco e em virtude de seu plano de salvação para a humanidade.
Embora não tendo pleno conhecimento dos planos do Senhor, Maria, firme na fé e por amor a Deus dá o seu Fiat com alegria e confiança, pois sabe que de fato o Senhor está com ela e sempre estará. Passaram-se tanto tempo desde este acontecimento, mas a cada fim de ano a Igreja nos recorda a importância da vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo ao mundo. Pobre e humilde numa manjedoura, Aquele de quem foi dito que Seu reino não terá fim, se encarna no seio de uma pobrezinha de Nazaré, desapegado de sua grandeza, de seu poder, para nos ensinar que não há riqueza e poder no mundo que possa trazer felicidade e paz tão verdadeiras como aquela que só Ele mesmo pode nos proporcionar como nos diz Sua Palavra: “Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. A paz que eu vos dou não é a paz que o mundo oferece” (Jo 14,27).
Num mundo tão dominado pelo consumismo, pelo materialismo e desejo de possuir riqueza, poder, satisfação, corremos o risco de passar mais um Natal muito superficialmente se não nos lembrarmos que este dia, muito mais que dia festa, troca de presentes, confraternização (que não são ruins se vividos de forma sadia), é um dia de olharmos pa o alto com os olhos do coração e celebrar com grande alegria e esperança o Menino Deus que veio para habitar eternamente entre e em nós. Ele, a eterna alegria, o Sumo Bem, a plenitude do amor, a saciedade perfeita, o Príncipe da Paz não está distante, nem alheio aos acontecimentos do mundo, mas e o mundo, está atento ao maior acontecimento da história da humanidade? Temos preparado nossos corações como uma pobre e humilde manjedoura para acolher Aquele que vem para habitar em nosso interior?
Que a exemplo da Virgem Maria que acolheu com alegria nosso Senhor Jesus em seu ventre, nós possamos por sua intercessão acolhe-Lo em nossos corações e nos alegrar com sua vinda, porque Ele sempre esteve, está e estará conosco!
Irmã Francisca Beatriz de Maria.OIC
Comentários
Postar um comentário